#45: Curva ABC

A curva ABC é um método que tem como objetivo categorizar os itens de estoque em três grupos principais – A, B e C – utilizando critérios específicos de acordo com o modelo operacional da empresa – normalmente voltados ao valor dos itens armazenados ou ao volume de giro desses itens. Esse método parte da observação de que um pequeno número de itens frequentemente representa a maioria do valor ou impacto financeiro em um estoque.

Imagine uma loja que vende diversos produtos eletrônicos, como smartphones, tablets e acessórios. O nosso objetivo será organizar esses produtos de acordo com a importância deles para o negócio. Primeiro, a loja lista todos os produtos e escolhe um critério para decidir o quão importante cada um é – que pode ser, neste caso, o preço de cada item.

A seguir, os produtos são organizados em ordem do mais caro para o mais barato. Por exemplo, os smartphones top de linha e tablets mais recentes ficam no topo da lista, seguidos por outros produtos em ordem de preço.

A partir do cálculo dos percentuais acumulados, determina-se que os 20% dos itens mais caros representam 80% do valor total do estoque. Com base nisso, a classificação é feita da seguinte maneira:

  • Categoria A (20% dos itens mais caros): smartphones top de linha, tablets de última geração e acessórios premium.
  • Categoria B (30% do itens intermediários): smartphones de médio valor e tablets de geração anterior.
  • Categoria C (50% dos itens de menor valor): acessórios básicos.

A partir dessa classificação, a empresa pode concentrar seus esforços de marketing e vendas nos produtos de categoria A, maximizando seu retorno financeiro, e os recursos de armazenamento e capital podem ser direcionados prioritariamente para essa categoria, otimizando a gestão do estoque. Além disso, ao identificar os itens de menor valor (categoria C), a empresa pode adotar estratégias eficientes para minimizar os custos operacionais associados a esses produtos.

Exemplo de gráfico com a aplicação da curva ABC – Fonte: Na Hora Transporte

Um outro exemplo de aplicação pode ser demonstrado em uma indústria de bebidas que possui diversos produtos em seu estoque, incluindo refrigerantes, sucos, água mineral e energéticos. O critério escolhido para a classificação será o giro dos produtos, ou seja, com que frequência eles são vendidos.

Os produtos são categorizados em alta demanda, média demanda e baixa demanda, conforme abaixo:

  • Refrigerante cola (alta demanda)
  • Suco de laranja (média demanda)
  • Energéticos (baixa demanda)
  • Refrigerante de limão (média demanda)
  • Água mineral (alta demanda)
  • Suco de maçã (baixa demanda)
  • Chá gelado (alta demanda)

Observa-se que cerca de 20% dos produtos, com os maiores giros (alta demanda), representam a maior parte das vendas. Então, a categorização é feita da seguinte maneira:

  • Categoria A (alto giro): refrigerante cola, água mineral e chá gelado (representando os 20% de maior giro).
  • Categoria B (giro intermediário): suco de laranja e refrigerante de limão (30% de giro intermediário).
  • Categoria C (baixo giro): energéticos e suco de maçã (50% de menor giro).

Com essa classificação, o layout do armazém pode ser organizado de forma que os itens de maior giro (categoria A) fiquem em um local mais acessível para movimentação, como as estruturas de armazenamento que ficam mais próximas das docas de carregamento. Os itens de giro intermediário (categoria B) podem ficar armazenados ao longo dos corredores e os itens de baixo giro (categoria C) podem ficar armazenados mais ao fundo do armazém. Dessa forma, a movimentação interna é otimizada, reduzindo o tempo de separação e carregamentos dos produtos nos caminhões.

A organização dos itens em estoque utilizando a metodologia da curva ABC permite que a empresa concentre seus esforços e recursos nos itens mais importantes para o sucesso do negócio, que são aqueles que representam o maior faturamento. Além disso, a curva ABC fornece uma base sólida para a tomada de decisões, permitindo que a empresa priorize ações de acordo com a importância relativa dos itens do estoque, e ainda contribui para a minimização de custos operacionais ao identificar oportunidades de otimização e eliminar desperdícios.

Vale reforçar que a classificação dos itens pode necessitar de revisões frequentes devido às mudanças nas condições de mercado, onde itens que possuem variação sazonal de vendas sofrem alteração na sua classificação de acordo com o período do ano, por exemplo. Para que essa análise seja feita corretamente, a qualidade dos dados utilizados é fundamental para garantir a precisão dos resultados, evitando decisões incorretas em função de uma apuração imprecisa.

Outro ponto importante é que essa proporção específica (80/20) que apresentamos nos exemplos, apesar de ser a mais comum, pode variar conforme a necessidade de aplicação e, em alguns contextos, pode ser 70/30, 90/10, ou outras proporções, desde que a ideia fundamental seja mantida, que é identificar a pequena parcela dos itens que representa a maior parte do valor em estoque.

A curva ABC é como uma ferramenta valiosa na gestão de estoques e proporciona uma abordagem estratégica que permite aprimorar a eficiência operacional das empresas e garante uma gestão de inventário mais eficaz, organizando os produtos de acordo com o quanto eles são importantes para o sucesso do negócio e permitindo que a empresa utilize seus recursos da melhor forma possível e tome decisões mais acertadas para maximizar seus resultados financeiros.

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