No mundo globalizado de hoje, uma peça-chave que mantém o quebra-cabeça logístico em pleno funcionamento é o contêiner, uma invenção simples, mas revolucionária, que transformou o transporte de mercadorias em todo o mundo. Neste artigo, exploraremos em detalhes o funcionamento dos contêineres, os diferentes tipos existentes e as operações que os utilizam.
O início
Um contêiner é uma caixa construída em aço, alumínio ou fibra, geralmente em grandes dimensões, com o objetivo de transportar carga. Ele pode ser utilizado em diversos meios de transporte como ferroviário, marítimo, terrestre ou aéreo.
A invenção do contêiner é atribuída ao americano Malcolm McLean, um empreendedor do ramo de caminhões. Na década de 1950, McLean observou o lento embarque de fardos de algodão no porto de Nova Iorque e teve a ideia de armazená-los e transportá-los em grandes caixas de aço que pudessem, elas próprias, serem embarcadas nos navios.
A primeira viagem de contêineres bem-sucedida comercialmente aconteceu em abril de 1956 a bordo de um navio militar convertido, o Ideal X, que transportou 58 contêineres de Nova Jersey ao Texas, onde 58 caminhões aguardavam sua chegada para transportar as mercadorias até o seu destino final.
Essa inovação revolucionou o comércio global, pois facilitou as operações de carregamento e descarregamento, contribuiu na redução de avarias e possibilitou o transporte de diversos tipos de mercadorias na mesma viagem. Atualmente, cerca de 90% do comércio internacional é transportado por via marítima em contêineres.
Tipos de contêineres
Existem diversos tipos de contêineres, cada um adequado a um tipo específico de carga. Os contêineres mais comuns são os de 20 pés (C = 5,9 m; L = 2,35 m; A = 2,39 m) e os de 40 pés (C = 12,03 m; L = 2,35 m; A = 2,39 m). Alguns dos principais tipos incluem:
Dry box: utilizado no transporte de cargas secas e não perecíveis. Ele possui uma variação, denominada high cube, que possui maior altura (2,70 m).
Graneleiro: utilizado no transporte de grãos. Possui uma abertura na parte inferior para facilitar o descarregamento.
Flat rack: utilizado para o transporte de cargas com maiores dimensões e que não podem ser embarcadas através das portas dos contêineres convencionais.
Tanque: utilizado nas operações de transportes de líquidos.
Ventilado: utilizado no transporte de mercadorias que necessitam da circulação de ar para manter a sua conservação, possui grades laterais que facilitam a ventilação da mercadoria armazenada em seu interior.
Open top: utilizado no transporte de cargas que precisam ser carregadas pela parte superior.
Refrigerado: utilizado no transporte de mercadorias que necessitam de refrigeração.
Contêineres aéreos
Os contêineres utilizados em aviões de carga, também conhecidos como Unit Load Device (ULD, ou Dispositivo de Carga Unitária, em tradução literal), são estruturas projetadas para facilitar o transporte de mercadorias por via aérea. Os ULDs são divididos em duas categorias principais: contêineres e pallets.
Contêineres: são estruturas construídas em materiais leves, com painéis laterais e teto. A porta pode ser do mesmo material das demais paredes ou em tecido, protegida por uma rede externa. Eles comportam uma gama ampla de mercadorias, já que há opções de contêineres dobráveis, isolados e, até mesmo, refrigerados.
Pallets: são estrados onde são acomodadas as mercadorias. As cargas transportadas nesse tipo de ULD recebem redes de proteção, para evitar danos ou perdas.
Os contêineres e pallets aéreos costumam ter comprimento mínimo de 1,57 m e máximo de 3,17 m, com variações semelhantes ocorrem na altura e largura. Já o peso bruto suportado por eles oscila entre uma tonelada e sete toneladas.
Diferente dos contêineres convencionais, os contêineres utilizados no transporte aéreo nem sempre seguem padrões retangulares. Boa parte deles possui as laterais curvadas para facilitar o ajuste no interior das aeronaves. Os ULDs são regulamentados pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA, em inglês), com códigos específicos para cada modelo.
Os contêineres são uma parte integral da logística global, permitindo o transporte eficiente e seguro de mercadorias em todo o mundo. Eles são a espinha dorsal do comércio internacional, facilitando o fluxo de mercadorias entre países e continentes. Compreender o funcionamento dos contêineres é fundamental para qualquer pessoa envolvida na indústria logística e, à medida que continuamos a avançar para um mundo cada vez mais globalizado, o papel dos contêineres tende a se tornar ainda mais importante.