O concreto usinado é amplamente utilizado na construção civil devido às suas vantagens e aplicações, mas a operação peculiar de transporte desse produto até o local em que será utilizado é o que garante a sua qualidade e homogeneidade. Neste artigo, vamos explorar o que é o concreto usinado, suas vantagens e como ele é aplicado em projetos de construção, além de detalhar todas as etapas do transporte, desde a usina até o local de aplicação.
O que é o concreto usinado?
O concreto usinado é uma mistura de cimento, agregados (como areia e pedra britada) e água. Essa mistura é preparada com um rigoroso controle sobre os materiais e as proporções utilizadas, resultando em um produto de maior resistência mecânica e durabilidade quando comparado ao concreto preparado manualmente. Outro ponto que favorece a sua utilização é a economia de tempo, uma vez que o processo de preparação é feito em grandes quantidades e fora do local da obra, agilizando o cronograma de construção e reduzindo desperdícios.
A norma ABNT NBR 7212 estabelece os procedimentos e controles necessários para o processo de preparo do concreto usinado, incluindo o controle de qualidade dos materiais, dosagem, mistura e o transporte em caminhão betoneira. Essas etapas asseguram que o concreto chegue à obra com as propriedades desejadas, pronto para ser aplicado nas estruturas e contribuindo para a segurança e durabilidade do projeto.
Etapas do transporte
O veículo
O caminhão betoneira é um veículo desenvolvido especialmente para esse tipo de operação. Ele é equipado com um tambor giratório que contém, no seu interior, pás em formato helicoidal que misturam os componentes do concreto durante o transporte. As pás estão dispostas de tal forma que, ao girar, promovem uma mistura contínua e homogênea do concreto, garantindo a manutenção das condições ideais até o local da obra.
O carregamento
O transporte de concreto usinado precisa ser feito de forma que o material chegue à obra com qualidade e uniformidade. Antes de iniciar o carregamento, o caminhão betoneira é preparado para receber o concreto, com etapas de verificação da limpeza e da integridade do tambor giratório para garantir que não haja resíduos de concretagens anteriores que possam comprometer a qualidade do concreto a ser transportado.
Após a conclusão das etapas de verificação, o concreto é transferido para o tambor. A quantidade de concreto carregada deve ser adequada à capacidade do caminhão, sem exceder os limites para garantir uma mistura eficiente e segura durante o transporte.
O transporte
A norma ABNT NBR 7212 estabelece que o concreto usinado pode permanecer dentro do tambor do caminhão betoneira por, no máximo, 90 minutos. Esse tempo começa a ser contado a partir do momento em que a água é adicionada à mistura de cimento e agregados e, durante esse período, o tambor do caminhão betoneira deve estar em constante rotação para manter a mistura homogênea. A velocidade de rotação do tambor pode ser controlada conforme a necessidade para manter a qualidade do concreto até a chegada ao canteiro de obras. A norma também determina que o tempo total até o lançamento do concreto no local designado na obra não deve exceder 150 minutos, ou seja, o concreto pode ficar, no máximo, 60 minutos fora do tambor enquanto aguarda o momento da aplicação.
Esses limites de tempo são estabelecidos para garantir que o concreto mantenha suas propriedades de qualidade e homogeneidade até o momento de sua aplicação. Se esses tempos forem excedidos, o concreto pode começar a endurecer ou perder sua homogeneidade, o que pode comprometer a resistência e a durabilidade da estrutura de concreto.
A entrega
Na obra, o caminhão betoneira é posicionado para que o concreto seja despejado diretamente no local da aplicação, como fundações, lajes, pilares ou outras estruturas. O tambor, que até então girava no sentido horário para manter a mistura homogênea durante o transporte, tem seu sentido de rotação invertido para anti-horário. Essa inversão é controlada por um sistema hidráulico acoplado ao motor do caminhão, geralmente acionado por um comando de alavanca e um botão de aceleração que controlam o sentido e a velocidade do tambor.
Com o tambor girando no sentido anti-horário, o concreto é direcionado para a abertura de descarga localizada na parte traseira do tambor. A abertura é controlada por uma alavanca que permite regular a velocidade de descarga do concreto, assegurando que o material seja liberado de forma controlada e contínua. O concreto é aplicado na estrutura e, dependendo da complexidade do local de despejo, o tempo de descarga completo pode levar de 5 a 15 minutos. Durante a descarga, o tambor continua girando para manter o concreto em movimento e facilitar sua liberação.

O transporte meticuloso do concreto usinado garante a manutenção da sua qualidade, resistência, durabilidade e economia de tempo, e o controle rigoroso desse processo assegura que o concreto chegue ao local de obra pronto para uso. Soluções de transporte como o caminhão betoneira aumentam a escala de aplicação desse material, permitindo o transporte por longas distâncias em um curto prazo e demonstrando como a logística pode ser eficiente até mesmo em cenários altamente críticos.